VIAJANDO NO BERNINA EXPRESS, DE ST. MORITZ À TIRANO. O QUE ACHAMOS.




No inverno europeu viajamos para Milão e realizamos um passeio  no  famoso Bernini Express, o trem vermelho dos Alpes, saindo de St.Moritz, na Suíça e voltando para Tirano, na Itália . Logo cedinho estávamos no ponto de encontro em Milão, bem próximo ao Castelo Sforzesco. Reservamos nosso passeio com a GetYourGuide, uma boa empresa que conhecíamos de outros programas. Valor de 129 euros por pessoa. Imprescindível levar passaporte para cruzar a fronteira com a Suíça.


Seguimos em ônibus confortável, com wifi a bordo e guia bilingue. Seguimos para St Moritz (175 km) através do Lago de Como, um trajeto com paisagens belíssimas. A estrada próxima a St Moritz é muito íngreme, cheio de curvas perigosas e com neve. Alugar carro sem experiência nessa estrada não penso ser uma boa idéia. Finalmente, chegamos a incrível cidade de St Moritz. Seguimos direto para conhecer a estação do trem Bernina, bem próxima ao centro da cidade. A estação é bem estruturada com boas opções para refeições rápidas e lojinha de conveniência. Da estação podemos observar o lago congelado e as belas paisagens no entorno.Após as orientações básicas quanto ao embarque, tivemos três horas para conhecer a linda cidade. Muito pouco tempo aliás.

Na hora do embarque estávamos todos lá. Um pouco desorganizado, porque todos queriam ficar em um bom local na janela, obviamente.Viajamos na segunda classe no Bernina Express. Um guia bem prático e didático nos foi distribuído para orientação na viagem. Cadeiras confortáveis, janelas panorâmicas com opção de baixar a parte superior eram outros "itens bônus" no trem, o que permitiu as melhores fotos.  Nosso único problema foi mesmo as baixas temperaturas, para nós, nada habituais.






Após um curto tempo de viagem, chegamos a uma altitude máxima de 1800 metros e iniciamos a descida até a italiana Tirano. São montanhas nevadas, casinhas escondidas cobertas de neve, lagos lindos e congelados e alguns esquiadores. O passeio é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. Muito lindo, realmente.





Chegando a Tirano, a conexão para o ônibus é bem rápida. Seguimos para Milão, onde chegamos no início da noite. Recomendo bastante o passeio.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário