Em nosso bate e volta, perfazendo Austin-Dallas-Austin, em maio 2025, fomos conhecer o famoso The Sixty Floor Museum, localizado ao oeste do Centro da cidade ( 411 Elm St). Aqui, em 22 de novembro de 1963, o presidente John Kennedy foi assassinado, por Lee Harvey Oswald. Um episódio controverso até os dias atuais.
O museu era um antigo armazém ( Texas Scholl Book Depository), que foi adaptado, para contar a história conturbada desse episódio americano. Hoje, chama-se Dallas County Administration Building. Chegamos cedo e estacionamos nosso carro ao lado do museu (pago). Fomos direto à bilheteria, tendo uma pequena fila de acesso. Adulto ($25,00), Sênior (65 +, $23,00), Youth (6-18, $21,00) e Child (0-5, free). O elevador segue direto ao sexto andar.
O museu mostra a vida, as campanhas, o legado do presidente americano, os pormenores do seu assassinato e a história do assassino, Lee Oswald. Sua vida, sua motivação, conflitos familiares e as várias versões conspiratórias para o assassinato. A grande maioria dos americanos não acha que o assassino agiu sozinho (Gallup, 2023). O contexto histórico é enriquecido com filmes, fotografias e relatórios de investigações do governo. As coleções do museu reúnem mais de noventa mil itens relacionados ao episódio do assassinato e suas conseqüências.
O segmento que mais nos impactou foi, literalmente, ter a visão a janela de onde o assassino observara o presidente e sua comitiva. Particularmente, achamos privilegiada, tanto frontalmente, quanto através da passagem após a curva, em torno do armazém. Observa-se a falha escancarada na segurança presidencial, tornando-o vulnerável ao crime. Ele poderia, nitidamente, escolher a estratégia e o fez. No trajeto, existe um "X" sinalizando o local exato do disparo fatal.
Na saída, não deixem de comprar uma lembrancinha na lojinha do museu. É uma visita histórica e que vale a pena fazer. Indicamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário