HUNGRIA - BANHOS TERMAIS EM BUDAPESTE





BANHOS TERMAIS EM BUDAPESTE - Viajamos à Hungria em abril de 2009 e fomos conhecer sua linda capital,Budapeste. Com uma história riquíssima, sofrida e de glórias, Budapeste foi fundada em 1873, após a unificação de três cidades: Buda e Óbuda, na margem oeste do Danúbio e Peste, na margem leste do rio. O domínio turco foi de 1541 a 1686 e deixou heranças e costumes por todo o país, entre eles, os famosos banhos termais, as "casas de banho".
Os hotéis,o aeroporto e a agitação ficam no lado de Peste. Reservamos nosso hotel pelo booking(www.booking.com), o Astoria. Seguindo em linha reta, passamos pela igreja paroquial e a ponte Erzébet hit (ponte Elisabeth), por sinal, lindíssima. Em pouco tempo estávamos no Hotel Gellért, no lado de Buda.
O famoso hotel Gellért e sua famosas termas foram construidos entre 1912 e 1918 e seu nome é  uma homenagem ao bispo Gellért, torturado por um grupo contrário ao cristianismo.(www.danubius.group.com). O estilo do hotel é secessionista em sua parte interna, embora tenha sido modernizado. O interior é belíssimo, com estátuas, vitrais, mosaicos e piscina tanto na área interna quanto na externa, além de sauna seca e a vapor. Pode se chegar ao hotel usado o ônibus de número 7; 7A e 86. De trem, pegue o 18,19,47 e 49. O ticket custa US$  23,00 individual e, para quem é hóspede, o primeiro banho é livre e os outros posteriores com descontos.




Chegamos curiosos com a novidade e admirados com a beleza do hotel. Nos dirigimos aos vestiários e podemos observar que a riqueza de minerais desta água atrai a população de todas as idades e é um belo programa. Não pude deixar de lembrar dos filmes de 007 quando cruzei com uma mulher grande e com cara de poucos amigos me mostrando o caminho que deveria seguir até a piscina... Mas tudo bem, espionagens e afogamentos são  apenas para o cinema mesmo.
As águas são retiradas de um poço distante trinta metros de profundidade  e a temperatura na piscina é de vinte e seis graus. Deixamos nossas toalhas nas cadeiras ao redor da piscina ,nadamos e ficamos a observar  a grande quantidade de estátuas ao redor da piscina. A iluminação externa penetra pela grande cobertura de vidro no teto da piscina. Muito bonito.Do primeiro pavimento se tem uma ampla visão da piscina.



Usamos a bela piscina externa com direito a onda artificial ,  sol e uma cerveja bem gelada. Deixamos o hotel felizes por conhecer a mais famosa terma do mundo. Retornamos no final da tarde ao nosso hotel. Indo a Budapeste, não deixe de fazer este passeio.








Comente com o Facebook: