BONNIEUX-LUBERON.O REFÚGIO CHIQUE DOS FRANCESES.




O REFÚGIO CHIQUE DOS FRANCESES 
A região do Luberon, ao sul da França, na região da Provence, é um refúgio chique dos franceses. É uma região de lindas paisagens com muito verde, curvas acentuadas, espaços selvagens, várias espécies de plantas e animais e muitas colinas com suas pitorescas aldeias. Foi atrás disso que fomos procurar.
Várias aldeias estão presentes nesta região: Lacoste, Roussilon, Ansuis, Ménerbes, entre outras. Fomos conhecer Bonnieux , a maior aldeia.

Além das belas paisagens, os perfumes, a gastronomia e o ar rural  sossegado são convidativos para os turistas e  os locais.
Saímos de Aix-en-Provence e seguimos pela D973. No total, são 52 km até Bonnieux, pouco mais de  uma hora.
A estrada é lindíssima, vale andar bem devagar para contemplar as belas paisagens e as aldeias encravadas no alto das colinas. O que chama atenção é que, do alto, avistamos a torre da igreja e o verde das colinas, tudo em perfeita harmonia.







Encontramos até um pequeno rally pelo caminho. Paramos e ficamos a contemplar os carros antigos que lembravam os do filme de 007, bem antigos. Muito divertido.
As ruas de pedras estreitas, suas casas pequenas com as janelas abertas com pequenos vasos de flores, são dignas de ritual festivo.Vá sem pressa mesmo.
Passeando a pé pela vila, pudemos comprar algumas frutas, sucos e queijo e, simplesmente, comer ali mesmo, sentados na praça. Sua linda igreja data do século XII e suas muralhas, espalhadas pela cidade, datam do século XIII, muito bonito.

















As lojas de souvenirs e as pequenas pousadas estavam abrindo, era bem cedo e as pessoas começavam a comprar pão e frutas para o café da manhã. Talvez, se tivesse mais tempo, poderia conhecer o renomado restaurante do La Bastide de Capelongue, na Chemin des Cabanes, 84480 (www.capelongue.com). Fica para a próxima.






Cruzando a cidade, encontramos garotos jogando bola em um campinho de terra e, de lá,  contempla-se a mais famosa igreja da cidade .




Após este breve passeio em Bonnieux, seguimos para Moustier de Saint Marie (Gordes), passando pela região das Lavandas. Mas isso fica para uma outra postagem. Até lá!





























Comente com o Facebook: