VISITANDO MARSELHA, FRANÇA.


MARSELHA, A CIDADE MAIS ANTIGA DA FRANÇA 

Iniciamos nosso roteiro pelo Sul da França, por esta bela cidade, às margens do Mediterrâneo. Voamos de Lisboa à Marselha pela TAP  . Chegamos em um belo dia de sol, mar azul e muitos turistas de altíssimo astral, afinal, conhecer  esta região deixa qualquer turista feliz.
Programamos para conhecer Marselha, Aix en Provance, região do Luberon, Moustiers de Sainte Marie, Grasse, Cannes, Nice e arredores.
A Costa Azul ou Riviera Francesa vai de Toulon à Menton, na fronteira com a Itália. É uma das regiões mais exclusivas e caras do mundo.

Google Maps - Sul da França
             
          
Marselha é a cidade mais antiga da França e a segunda maior cidade do país. Criada pelos Gregos em 600a.C., possui o porto mais importante e, pela sua localização próxima ao continente africano, possui a maior população africana do país.
Ao chegarmos no aeroporto de Marselha, encontramos na sala de desembarque este mapa abaixo que era exatamente o que queríamos fazer. Começamos bem. Embora a França possua uma rede  de trens excelente, o passeio pelo Sul é melhor fazer de carro.



Reservamos nosso carro pela internet na Europcar . Saindo do desembarque, o estacionamento localizava-se bem próximo, com as bandeiras das principais locadoras. Feita a burocracia de praxe, incluindo carteira de motorista internacional, programamos nosso GPS e seguimos viagem,com a intenção de  devolver nosso carro em Nice.
A distância até o centro da cidade é de 27 km.


Nosso carro
Reservamos nosso hotel pelo Booking , o Holiday Inn Express Marseille Saint Charles, na 15 Boulevard Maurice Bourdet 13001. Por uma diária, pagamos cento e treze euros. Muito bem localizado, em frente à estação central e com estacionamento próprio.

O que procurar 

 Château d`If - localizado a 2 km do porto, este forte foi construído em 1529 e hoje é mais famoso por ser uma antiga prisão e por ser lembrado na obra de Alexandre Dumas "O Conde de Monte Cristo". Pode-se ver uma cela especial com um buraco de fuga. Aberto de terça à domingo.


Chateau d `If
Passear no centro da cidade - Passear a pé pela Rua de Rome, a Canebière e Avenida do Prado é, sem dúvida,  uma boa pedida. Além, é claro, de visitar a famosa Galeria Lafayette.

Centro da cidade




Vieux Port (Porto velho) - Lugar bastante freqüentado por locais e muitos turistas. Passear pela calçada observando seus antigos prédios é muito bonito. O mercado de peixe é famoso e muito freqüentado. Há uma certa dificuldade para estacionar, mas se conseguir, não deixe de tomar uma bela cerveja nos barzinhos da orla, observando o vai-e-vem dos pequenos barcos que chegam nos ancoradouros. As ruas são estreitas, com prédios antigos e bela arquitetura. A Catedral de Marselha, o Arco do Triunfo e a praia do Profeta devem ser vistos. Não deixe de provar o" bouillabaisse "ou seja,um prato de sopa ou guisado a base de peixe no Miramar,12 quai du Port.

Vista do porto da cidade
Vista aérea com o Porto em destaque (Vieux Port)

Vieux Port
Passeio de barco pelas praias - Com suas belas praias e as "calenques",que são as enseadas nas rochas brancas no litoral,próprias para banhos e mergulhos.A Croisiere Marseille Calanques,em Viex Port,faz esse passeio em uma hora por dez euros.
Visita ao Estádio de Futebol do Olympique de Marselle  -  Um dos maiores times da França abre seu estádio para visitação. É o Stade Vèlodrome. Localizado a 3.5 km do centro da cidade, 3 Boulevard Michelet 13008, o tour dura uma hora, ao custo de 10 euros. Se for de metrô é a linha dois.
Visita ao Palais Longchamps- Bonito local com parques, museus e zoológico. Vá com tempo.
Catedral de Notre-Dame-de-la-Garde - Localizado a 162 metros de altura, esta visita é imperdível. De todo local em Marselha pode-se contemplar esta linda Catedral. Construída entre 1853 e 1864 e de estilo neo bizantino, é uma Catedral com revestimentos de mármore e mosaicos coloridos e com um campanario de 46 metros de altura. A vista de toda a cidade é muito bonita. Bom local para fotos. Na saída, uma lojinha de souvenir é passagem obrigatória.Visite o site de turismo da cidade.Clica aqui.


Notre Dame de la Garde




Notre Dame
Vista da Cidade
Bem em frente ao nosso hotel localizava-se a Estação Central de Marselha (Saint Charles). Bom local para um passeio e para uma refeição rápida. Vale conhecer sua bonita escadaria com vistas para a cidade. O trem que sai de Paris pela Gare Lyon chega aqui em pouco mais de três horas (80 euros).

Ficamos pouco tempo na cidade mas valeu muito à pena. Para iniciar um passeio pelo sul da França, aqui é uma boa pedida.















Comente com o Facebook: