CONHECENDO O METRÔ EM PEQUIM.

O meio de transporte mais rápido e barato em Pequim é o metrô. Construído em 1965 e controlado pela Beijing City Underground Railway Company, a rede de metrô é considerada a maior do mundo. São mais de 500 km de extensão, com um total de 16 linhas. Desde o advento dos Jogos Olímpicos de 2008, a rede foi modernizada e ampliada.
A maioria dos pontos de interesse é ligada a alguma estação de metrô, incluindo a que vai ao aeroporto (Estação Dongzhimen até o terminal 2 e 3, cor roxa). Os mapas estão a disposição, gratuitamente, no próprio aeroporto,  já na chegada. Sugiro o guia Time Out Beijing, City Guide. Entre  outras dicas, o guia mostra as linhas do metrô em mandarim e em inglês e as atrações em cada linha.




Posso dizer que fiquei encantado com a segurança e a praticidade na aquisição dos tickets.
No acesso a qualquer linha de metrô, existe um sistema de segurança (semelhante aos implantados nos aeroportos), onde se coloca os pertences em uma esteira e se usa o detector de metais. Não lembro de ter visto algo assim em nenhum destino que já tenhamos ido.
As estações são limpas e bem sinalizadas, em mandarim e em inglês. Os portões de embarque e desembarque possuem  proteção de vidro, limitando o acesso do passageiro aos trilhos, anulando ou minimizando a possibilidade de acidentes.






Os trens são igualmente limpos e confortáveis e com monitor também em inglês, mostrando o trajeto a ser percorrido.
A compra do Ticket é por distância percorrida, ou seja, quanto maior for a mesma, mais caro ficará o bilhete. E para tanto, basta utilizar-se de alguma das várias máquinas existentes na entrada de cada estação e efetivar o pagamento.
Na tela de apresentação, a opcção em inglês pode ser acessada (superior direita). A estação vem em destaque (Dongsi) e, além de visualizar a rede como um todo, faz-se a opção pelo número de tickets 
( a esquerda ).


 A seguir , escolhe-se a estação de destino.


 Um resumo do trecho é visualizado. Pagamos 3 yuan (cerca de 0.4 dólares) por eles.



Após o recebimento, não esqueca de guardar o ticket.



Aqui, um trecho mais longo. O valor a ser pago é maior, mas nem tanto.











O sistema de metrô é eficaz, com preço justo e prático para qualquer viajante. Ajuda bastante a diminuir a ansiedade, vítima de uma cultura tão diferente. Uma atração a mais em Pequim. Recomendamos.
.

Comente com o Facebook: