O CASTELO DE PELES NA ROMÊNIA. O QUE ACHAMOS.


Em nosso roteiro de carro pela Romênia, programamos para conhecer a região da Transilvânia, mas não contávamos,ou não colocávamos muita fé, na cidade de Sinaia.  Ledo engano. Localizada a 140 km da capital e a 50 km de Brasov, passaríamos um bom tempo ali. A cidade é um encanto, com suas casinhas coloridas de madeira e os lindos penhascos dos montes Bucegi ao fundo, que funciona como estação de esqui no inverno. Nesta região está localizado um dos castelos mais belos da Europa, o Castelo de Peles. 

Caminho de Bucareste a Bran, passando por Sinaia.(Google)


Depois de uma longa subida,  chegamos a área do castelo ( 15 min do centro). Na subida ou na descida, não deixe de visitar o lindo Mosteiro Sinaia.  Deixamos o carro no estacionamento próprio ( 10 lei) e seguimos pela pequena vila até o Castelo. O local é muito bonito e possui um estilo que lembra a Baviera  ( rei Carol I era alemão), com suas casas em madeira adornadas em suas portas e paredes e que conta com uma estrutura mínima ( um restaurante com vista), para quem deseja apenas contemplar a paisagem .

Castelo de Peles visto da Vila.
O Castelo de Peles começou a ser construído em 1875 e foi concluído em 1914, poucos meses antes da morte do rei Carol I, monarca que governou a Romênia por mais tempo. Possui estilo neorenascentista e ocupa uma área de  3500 metros quadrados. Foi construído para ser residência de verão.

Vista frontal do Castelo de Peles.

O lado externo do Castelo é fantástico. São varias estátuas em mármore, fontes, jardins e uma área interna belíssima com pintura nas paredes, detalhes em madeira minunciosamente trabalhados e que não precisa  pagar ingresso para ser visitada. Mas, sem dúvida, a visita guiada por seu interior é ainda mais bonita.

Pátio interno do Castelo - aberto ao público.




A visita é guiada e exige hora marcada. O tour básico ( primeiro piso) custa 20 lei e o completo (dois pisos) custa 50 lei. Para quem deseja tirar fotos, o custo é de 32 lei ( muito caro), todavia, vale o investimento. Coloquei o protetor de sapato, adesivo das fotos e estava pronto para começar a visita (em inglês). A primeira sala é das armas. São armaduras, espadas, revólver, tudo muito conservado e arrumado.


Iniciando o tour, logo nossa atenção é desviada para os lindos tapetes, escadas, vasos, estátuas em mármore, vitrais e, como em todo castelo, madeira ricamente trabalhada.








Difícil acompanhar o grupo e o guia. São tantos detalhes e objetos a serem vistos, que fiquei para trás em várias situações. A outra sala, ainda maior, de armaduras e armas é fantástica, realmente! O cavaleiro e sua armadura são perfeitos. Os detalhes em ouro das armas são de impressionar.






O escritório é outra ala que chama atenção. São telas famosas, livros, vasos caríssimos, mobília com riqueza de detalhes, tudo muito bonito e de valor incalculável. Até passagem secreta existe aqui. As pinturas no teto são obras de Gustav Klimt (pintor simbolista austríaco).

 






Salões imensos e grandiosos, lustres belíssimos. Em quase todos os aposentos, há objetos de guerra.


 

Sem dúvida, a beleza do castelo o coloca entre os mais belos da Europa. É uma visita imperdível, não deixe de colocar em seu roteiro na Romênia. Para quem faz o roteiro de carro, sugiro conhecer o Castelo de Peles antes e depois seguir para o Castelo de Bran.


Comente com o Facebook: