CONHECENDO O BAPTISM SITE NA JORDÂNIA

Um dos locais mais incríveis da Jordânia é o Baptism Site (Al-Maghtas) ou o local onde Jesus Cristo foi batizado. Em nosso roteiro pela Jordânia, saímos de Petra em direção ao Mar Morto e cerca de 40 km antes de Amna, na região de Betânia, chegamos finalmente ao local sagrado para os cristãos, o Baptism Site. É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



O acesso é muito precário, em terra pisada, paisagens desoladoras, casas destelhadas e pouca sinalização. A cidade de Betânia (Bayt`Anya) foi residência de João Baptista ( o primeiro profeta do Novo Testamento) e sitiava também os batismos, por ele realizados, no Rio Jordão, anteriormente bem mais largo e conservado.
Esta região passou um tempo esquecida (área militarizada), abrigando a guerra entre Israel e a Palestina, mas, tão logo assinaram o chamado "Tratado de Paz"(em 1994), o turismo reabriu suas portas.
De um ponto estratégico, onde o acesso pode ser realizado por meios comuns de transporte, aguardamos pelo menos uma hora para a chegada do ônibus que nos levaria ao destino. Um audio guide em sete línguas é oferecido e as atrações são numeradas, o que facilita as informações. O percuso até a entrada do passeio pode ser realizado em carro particular também, mas com guia, concluo ser sempre mais interessante. A estrada é íngreme e não compensa transitá-la sem apoio.



Pelo menos cinco igrejas foram construídas na região circunvizinha. Algumas, restam apenas ruínas. O monte onde o profeta Elias ascendeu ao céu e o local onde João Baptista morava (caverna), foram pontuados pelo guia.



Rapidamente chegamos ao local onde se inicia o passeio a pé. Nesse ponto do trajeto, há de se seguir a pé, uma vez que o espaço é muito estreito. Durante o percuso, existem pequenos pontos de apoio para quem desejar descansar, mas sem estrutura mínima. Levar água e uma refeição leve é, no mínimo, importante.
Finalmente chegamos ao local onde, segundo a Bíblia Sagrada e para onde são apontadas os resultados das escavações arqueológicas, seria o local do batismo de Jesus Cristo. Na parte superior, conhecemos restos do que seria uma das primeiras igrejas do local (Igreja do Rio Jordão). O guia explicava pausadamente e todos ficavam atentos aos detalhes, afinal o local é considerado um dos mais sagrados do mundo cristão. Na parte baixa, localiza-se a região do batismo de Jesus Cristo. O Papa Bento XVI e João Paulo visitaram o local.










Um dos locais mais curiosos e enigmáticos: o "Rio Jordão"... Com água barrenta e de correnteza amena, separa Jordânia de Israel. Tudo bem perto. É uma região muito vigiada e, chegar até o rio mesmo, só com autorização prévia. Uma pequena estrutura com coberta é montada no lado jordaniano e funciona como área de encontro dos visitantes também. Um reservatório (pia batismal) com água do Rio Jordão, encontra-se posicionado à entrada.





A Igreja Greco-Ortodoxa é visita obrigatória no passeio. É a mais conservada da área e muito bonita interna e externamente.









É um passeio imperdível, pelo valor histórico-religioso. Fiéis do mundo inteiro o fazem. A estrutura deixa um pouco a desejar, mas nada que comprometa. Vale prosseguir saindo de Amna ou, como nós, via Petra.

Serviço - O ingresso custa 12 JDs, com direito ao ônibus, guia e áudio. Fica a quarenta quilômetros  de Amna e a nove quilômetros do Mar Morto. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário