VISITANDO O TAJ MAHAL.



O Taj Mahal é muito mais que um túmulo, é uma magnífica obra de arte. Para entender o Taj Mahal há que visitá-lo, sentir o clima misterioso que o cerca e poder admirar cada metro da sua estrutura composta de mármore branco. A pedido de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que faleceu após o parto, o imperador mogul Shah Jahan não mediu esforços, nem dinheiro, para construir o monumento. Essa magnífica obra muçulmana foi creditada a Ustad Ahmad Lahori, um arquiteto indiano de ascendência persa. A construção começou em 1630 e, para a ocasião, foram convocados os melhores escultores, artesãos  e empreiteiros da Pérsia e de toda Europa. O local escolhido foi a margem sudoeste do rio Yamuna.
O Taj Mahal possui cinco estruturas principais: o Darwasa ou portão principal, o Bageecha ou jardim, o Masjid ou mesquita, o Naqqar Khana ou casa de descanso e o Rauza, que é o mausoléu onde fica o túmulo. O estilo é o mogul, que combina detalhes da arquitetura persa, islâmica e da Ásia Central. Seus minaretes possuem 40 metros de altura e são um pouco inclinados anteriormente, exatamente para direcionar a queda dos mesmos, sob circunstâncias adversas da natureza, como os terremotos, para o lado oposto ao mausoléu .





Sua cúpula é magnífica e possui 44 metros. Os painéis caligráficos, mostram os versos do Alcorão e  aumentam conforme a altura do arco, produzindo uma ilusão óptica. Seu mármore branco indiano impressiona, em perfeita harmonia com os lindos desenhos florais a que foram submetidos, sendo estes, preenchidos por pedras coloridas semi preciosas. É a arte "pietre dure", ali, inspirada no Jardim do Paraíso. Formas florais como tulipas, íris e papoulas eram usadas com muita freqüência no mármore. Acreditavam que simbolizavam o reino divino. Um trabalho minucioso e, portanto, trabalhoso. Vale parar e admirar os detalhes.
O Espelho D'água de Lótus é outra grande atração, pois reflete o mausoléu. Um ótimo local para fotos.



A tela filigramada foi entalhada em uma única pedra de mármore. Fica em volta dos túmulos reais. A luz filtrada capta os desenhos e formam sombras sobre os túmulos. 


Após a visita ao mausoléu, que dura cerca de trinta minutos, vale sentar nos banquinhos ao longo do jardim para contemplar e sentir essa obra maravilhosa. Um protetor para os sapatos é  fornecido na entrada .
A finalização do complexo é datada em 1653 e consumiu milhões de rúpias. Não satisfeito, o imperador planejava a construção de outro túmulo, um negro, ao lado deste. Preocupado com tantos gastos e com o desvio das funções da época, seus filhos o interditaram, prendendo-o no Forte de Agra, que possuia uma janela com vista para o Taj Mahal. Após seu falecimento, seu corpo foi depositado ao lado de Mumtaz Mahal.
Em 1983, foi considerado pela UNESCO, patrimônio da humanidade. Em 2007, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.



Onde fica -  Agra. O ticket para entrada de estrangeiros custou,  à época, mil rúpias. Os portões estão ao sul, oeste (Sahel Burj) e leste (Shilgram). Saiba mais no site oficial.

Evitar - Tripé fotográfico é proibido, fotografar dentro do mausoléu da mesma forma. Evite transportar grandes volumes e alimentos. Os pertences são minuciosamente revistados no acesso e perde-se muito tempo com isso. A maneira deles, com filas distintas para homens e mulheres. Lembrem-se que é um lugar sagrado para os muçulmanos e os costumes devem ser respeitados.





O Taj Mahal  possui uma energia impressionante. O deslumbramento é tamanho, que nos faz querer ficar ali, estático naquele lugar, a admirá-lo, sem restrição de tempo. Vale uma visita, sem dúvida. Não se contentem com as fotos na web, programem-se e desfrutem desta magia! Namastê!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário