MINITREKKING NO GLACIER PERITO MORENO. O QUE ACHAMOS.




A geleira Perito Moreno é a maior atração de El Calafate. Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, é patrimônio mundial da UNESCO (1981) e, não obstante, é uma aventura imprescindível e inesquecível.
Sugiro reservar esse passeio como o primeiro na cidade. Talvez, fazendo-o, não sintam necessidade de realizar outros semelhantes, relacionados as geleiras e assim economizem tempo e dinheiro para outras atividades, como fizemos
O Trekking consiste em três partes. A navegação, até a área lateral do glacial, o próprio trekking e um  passeio pela passarela, em frente a famosa geleira. É perfeito. Reservem o dia inteiro e programem a noite que antecede o mesmo, para o descanso.
A navegação dura vinte minutos e vai até o ponto onde começa o trekking. O agradável é que os icebergs que se desprendem da geleira passam calmamente, para a alegria dos visitantes. A proximidade com a parede lateral do Glacial é impressionante. Um show para fotografar ou, simplesmente, admirar.






O trekking é uma atividade para quem possui um preparo físico pelo menos razoável, porque é extenuante e arriscado, mas extremamente gratificante para quem decide ir. A primeira parada é em uma cabana, com estrutura para deixar algum volume em excesso, banheiros e um ponto onde as orientações ( em inglês e espanhol) são realizadas. É conveniente usar roupas apropriadas para o gelo, que podem ser próprias ou alugadas em El Calafate, para quem não quer gerar volume nas malas, compensa bastante. No trekking não existe local para reservas de roupa e nem para refeições. Como dissemos, a cabana é apenas ponto de apoio e o passeio dura dia inteiro. Desta forma, programem -se com roupas e alimentos suficientes. Nosso hotel disponibilizou este serviço, preparando um menu completo e delicioso que já foi entregue em uma mochila térmica. Complementamos com iogurtes, água e barrinha de cereais, que adquirimos em uma conveniência, na cidade.


A caminhada começa na floresta, sobre um tablado de madeira, bem organizado e seguro, porém íngreme, alternando de subidas e descidas. A próxima parada é para colocar calçados adequados para a modalidade em questão, dotados de travas de aço, para caminhar no gelo. Os grupos são divididos e as novas orientações são passadas. Nessa ocasião, estamos na base da geleira. A paisagem azul e brilhante encanta. Os pontinhos pretos ao longe, são das pessoas que saíram primeiro.










A caminhada aqui dura em torno de uma hora e meia. E pode não parecer, mas é muito tempo. Tem que ter preparo físico, chamo novamente a atenção.  O passeio é classificado como grau moderado de risco e atende entre 10 e 60 anos. Após dez minutos de caminhada, o staff pergunta ao grupo se alguém deseja retornar, porque ainda estávamos próximos ao ponto de apoio. Do contrário, ficaria mais complicado. Nosso grupo manteve-se firme. A natureza exuberante fez o espetáculo. São fendas profundas, água límpida, blocos imensos de gelo, tudo perfeito. No final do passeio, uma comemoração regada a whisky com gelo local.


Mas as surpresas não haviam acabado. A uma curta caminhada, uma grande caverna bem abaixo da geleira, evidenciava o azul. um deslumbre da natureza!



Retornamos a cabana onde almoçamos e aguardamos o barco. Acham que acabou? Não dessa vez. Retornamos ao ônibus e fomos a passarela. Esse é um passeio que pode ser reservado a parte, mas que já faz parte do pacote do trekking. Aqui ficamos uma hora, tempo suficiente. Nesse ponto há   estrutura com disponibilidade para lanches, lembrancinhas e descanso.
A passarela oferece uma vista privilegiada do Perito Moreno.  Quem tem dificuldade de locomoção é ofertado um elevador, que segue até o primeiro nível, que possui uma visão já privilegiada da geleira. O segundo nível, um pouco mais abaixo, é um ótimo local para fotos.É um passeio muito organizado.
A natureza caprichou nessa região da Patagônia Argentina. Classificamos como o melhor que fizemos por lá, muito embora os demais tenham sido perfeitos no cumprimento da proposta.






Quem leva:

A empresa Hielo &Aventura é credenciada do parque e realiza esse passeio. Fiz a reserva no próprio hotel. A entrada no parque deverá ser paga a parte (500 pesos). Pagamos 3.630 pesos no cartão crédito, por pessoa. Em espécie, há um pequeno abatimento.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário