UM PASSEIO PELA BAÍA DE HALONG




Listada como patrimônio mundial pela UNESCO, a Baía de Halong (Halong Bay) é um passeio imperdível para quem visita o Vietnã. Diz a lenda, que um dragão gigante mergulhou  no Golfo de Tonquim e as chicotadas da sua cauda produziram as ilhotas ("ha long"significa "dragão que desce"). São mais de duas mil ilhotas de calcário e dolomita, espalhadas em uma área de 1.500 km quadrados. E para lá seguimos, em nosso aguardado roteiro na Ásia. O passeio foi de  um dia, em um cruzeiro  pela Baía.



Partindo de Hanói, são 164 km seguindo para o  norte, na província de Quàng Ninh, bem próximo a fronteira com a China. É também uma grande oportunidade de conhecer o interior do país, dotado de muitas plantações de arroz e até um cultivo de ostras ( japonês ).
Chegando ao porto de Halong, o movimento impressiona. São inúmeros barcos aguardando  visitantes do mundo inteiro. Após os trâmites legais, chegamos em nossa embarcação. Relativamente grande, confortável, com dois pavimentos. Nosso apartamento possuía cama de casal, banheiro e havia uma vista maravilhosa para a Baía.
Todas as refeições estavam incluídas no pacote. Uma das programações a bordo era preparar um prato vietnamita, a base de camarão. Pelo menos tentei e, modéstia a parte, até que ficou bom. O Staff a bordo era atencioso e solícito.

                               


A navegação impressiona pela beleza. As ilhotas de vários tamanhos, algumas com praias desertas, lindíssimas, inclusive, visitamos uma dessas praias. Ficamos algum tempo contemplando a vegetação, o silêncio e o verde da água. Visitamos uma caverna que, além de imensa, oferece um novo ângulo, impressionante, da Baía. A Hang Bo Nau (Caverna do Pelicano) e a Hang Sung Sot  (Caverna da Admiração), estão entre as mais famosas. Os barquinhos típicos ficavam minúsculos próximos as gigantescas montanhas de calcário.




A noite na Baía não é menos interessante. Os barcos soltam suas âncoras no meio da baía e ficamos a observar a lua e as luzes dos outros barcos, a distância. Um momento para relaxar e colocar a conversa em dia com os amigos.
Ao amanhecer, fomos visitar uma colônia de pescadores, visando conhecer os costumes locais e   dispor da oportunidade de passear em um pequeno barco local. Na ocasião, pudemos observar o transporte de mercadorias e observar a natureza exuberante.







QUEM LEVA

Viajamos com a Transamerica Turismo no programa  "Sudeste Asiático". Um pacote muito organizado e com excelente roteiro.






O QUE ACHAMOS

O Vietnã é um destino exótico e surpreendente. Recomendo muito o cruzeiro pela Baía. A ideia de ficar uma noite no barco foi excelente. A experiência é singular.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário