ROTEIRO DE TRÊS DIAS EM ISTAMBUL





A HISTÓRIA

Istambul, capital da Turquia, é um dos lugares mais fantásticos do mundo. É uma metrópole agitada que está localizada em dois continentes, o europeu e o asiático, separados pelo Estreito de Bósforo. 
A história de Istambul remonta do século VII a.C. Durante dezesseis séculos foi capital do Império Bizantino e, depois, dos sultões otomanos. Istambul nasceu em 667 a.C, como colônia grega, na Costa Asiática. A colônia era conhecida como Bizancio. Cresceu muito, tornando-se uma das mais importantes colônias gregas.  Foi conquistado por lidos, persas, atenienses e macedônios, até que em 64 a.C, foi conquistada pelo Império Romano. Em 324, Constantino, o Grande (324-37), derrota Licínio, o segundo imperador e torna-se o único imperador romano. Daí o nome Constantinopla. Por quase mil anos, Constantinopla foi a cidade mais rica do mundo cristão. Suas obras mais importantes foram a Basílica de Santa Sofia, o Hipódromo e o Grande Palácio. Em 1261, Constantinopla entra em declínio e em 1299 o Estado Otomano nasce. Em maio de 1453, após um cerco de 54 dias, o sultão Mehmet II conquista Constantinopla, fato que decretou o fim da Idade Média e o início da Moderna. A cidade passou a se chamar Istambul. A história da Turquia moderna é dominada pela presença de Mustafa Kemal Pasa, conhecido como Atartuk, um herói militar que virou politico e é conhecido como o "Pai dos Turcos".





QUANDO IR

A melhor época é no final de maio até outubro, quando o clima é ameno e o sol é mais presente. A alta temporada é de junho a agosto, mais cara e lotada de turistas. De novembro a abril, a cidade é mais sombria e mais calma.

COMO CHEGAR

Existem vários vôos, de diferentes empresas, por capitais europeias para Istambul. Na primeira vez fomos de Milão. Mas, sem dúvida, partir de São Paulo com a Turkish (THY), em um vôo direto é bem mais cômodo e agradável. O aeroporto Ataturk fica a 25 km, no sentido oeste da capital. 
Opção de transporte disponível na saída do aeroporto. São carros amarelos escrito "takis". Podem ser pegos nas ruas ou em pontos específicos. São baratos em relação a outras cidade europeias, mas cuidado com eles, podem te deixar no meio do caminho se o trânsito estiver congestionado ou se o trecho for curto. Às vezes nem aceitam a viagem. Um dos grandes problemas ali. 

INFORMAÇÕES UTEIS

A moeda é a Lira Turca (TL), mais conhecida como TRY. Leve dólares (1/0,17) ou euros (1/0,16) para troca. Há várias casas de cambio na cidade e no aeroporto (pouco mais caro). Os principais cartões de crédito são aceitos nos lugares turísticos.
A telefonia celular funciona bem. Turkcell, Vodafone e Avea são as marcas conhecidas.
O Fuso horário está seis horas a frente do Brasil.
Desde 2004, brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia por um período de permanência de 90 dias.
As instalações elétricas são de 220 V.

ONDE FICAR

AC Hotel by Marriott Istambul Macka - Excelente hotel, bem localizado, na parte moderna da cidade, perto de bons restaurantes e comércio local.



Agora Life Hotel - Bem localizado, no centro histórico de Istambul, perto das principais atrações da cidade. Opte por apartamento no andar superior, com vista para os lindos minaretes das mesquitas da área histórica. Em Sultanahmet.


O QUE VISITAR

Istambul se divide em quatro grandes área: Beyoglu, Bairro dos Bazares, Serralho e Sultanahmet. O primeiro fica um pouco afastado, mas de acesso rápido.


Mapa de informações turísticas

.Palácio Topkapi - Foi a principal residência de Mehmet II, após conquistar Constantinopla ( 1459-1465). É uma visita longa e muito bonita. Pode-se alugar um áudio para tornar a visita mais agradável  (disponível em português). As atrações que mais gostei foram os jardins, a cozinha real, a Porta da Felicidade, o Harém (pago a parte), os Tesouros (impressionante), a Biblioteca de Ahmet III e o Pavilhão Bagdá no final do Palácio. É uma visita de aproximadamente 3 horas. Acesse aqui.




Biblioteca


Banhos de Roxelana ( Hurrem Sultan Hamami) - O nome é uma homenagem a mulher do Sultão Suleimam, o magnífico. As entradas são separadas entre homens e mulheres. O edifício abrigou banhos públicos até 1910 e foi reaberto em 2012.  Para quem tem um pouco mais de tempo, vale conhecer.



 A Mesquita Azul ( Sultan Ahmet Camil)- Sempre uma visita muito concorrida e imperdível. Está localizada em frente a linda praça Sultanahmet. Uma parada para foto aqui é inevitável. Antes de entrar na mesquita, visite o túmulo de Ahmet I, que fica bem ao lado. Vale a pequena visita.
Os seis minaretes da Mesquita azul , chamam atenção pela altura e beleza. O nome vem dos azulejos de Iznik que decoram seu interior. 




Basílica de Santa Sofia ( Ayasofya) - É uma das maiores realizações arquitetônicas do mundo. Com mais de 1400 anos de existência, é uma herança bizantina. Foi construída sobre duas igrejas anteriores. São diversos mosaicos, objetos de arte, enormes cúpulas, minaretes. É uma bela visita e muito concorrida também.

Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarayi)- Visitamos em nossa primeira viagem a Istambul, ficava bem perto do nosso hotel, na parte antiga da cidade. É um reservatório subterrâneo criado no reinado de Justiniano em 532. A visita é bem curiosa e caminhamos em meios a colunas e água. São 336 colunas com mais de 8m de altura. Uma das atrações, a Cabeça de Medusa, esculpida em mármore , fica no final da cisterna.
Em nossa última viagem, fomos conhecer outra bonita cisterna, na mesma área hisórica, a Cisterna Art Gallery  Um bonito local. Bom para um chá e conhecer o rico artesanato turco.



Hipódromo (At Meydane) - O espaço que hoje é um imenso jardim, na época bizantina era um grande estádio, onde comportavam cem mil pessoas. O espaço que hoje andamos era o corredor onde havia as corridas de bigas. Hoje restam três monumentos antigos. O Obelisco Egípcio  construído em 1500 a.C, ficava em Luxor, no Egito, até Constantino trazê-lo para a cidade. A Coluna das serpentes, construída em 479 a.C e a Coluna de Constantino Porfirogeneta. É um ótimo local para passear e conhecer também as fontes históricas próximas aos monumentos.



Coluna de Constantino (Cemberlitas) - Caminhado um pouco mais na região central, chegamos a este monumento que nem bonito, mas de suma importância na cidade. A coluna, de 35 metros, foi construída em 330 como parte da inauguração da nova capital bizantina. Na antiguidade, havia uma estátua de Constantino no topo, mas sucumbiu a uma tempestade, em 1106. Suas colunas foram reforçadas com arcos de metal, para estabilizar a estrutura. Vale a caminhada.




Com uma boa caminhada, ou mesmo táxi, chega-se a imensa região dos bazares. Um lugar incrível e imperdivel. Ali a arte da pechincha está em alta, mas ganhar dos habilidosos turcos é bem difícil,  embora valha tentar. Sao centenas de barracas, muitas entradas e pessoas andando e vendendo produtos. Perder-se nessa região não é difícil, mas vale a pena o passeio. Conhecer as especiarias turcas, necessita tempo e disposição.

Grande Bazar (Kapali Carsi) - Foi fundado por Mehmet II, após a conquista otomana. Aqui são várias entradas, sendo o Portão Carsikapi e o Portão Nuruosmaniye os principais. Uma boa caminhada é subir a pé, a partir do cais ou, se não tem muito tempo, acessar direto o portão de entrada. Alguns têm detector de metais. O Grande Bazar é a área coberta, mas existem os Hans, que são pátios espalhados em regiões próximas. Disponibilizem tempo para caminhadas nessa região. Há uma série de surpresas agradáveis nesse trajeto.
Conhecer o Bazar é o desejo de todo visitante na cidade. Lá encontramos joalherias, sapatos, artesanato, tapetes, restaurantes e até fontes. Os turcos são habilidosos na arte da venda. Convida para conhecer a loja, oferecem chá e mostram os produtos. Difícil não levar algo dali. Aberto de segunda a sábado (8:30h às19h).






Um pouco afastado da região histórica está a Colina de Beyoglu, ao norte do Chifre de Ouro. É uma grande área comercial, com muitas embaixadas. Possui como atração principal a linda Torre de Gálata.

Torre de Gálata (Galata Kulesi) - Usada no século VI como orientadora dos navios, também já serviu de  prisão e depósito naval. Hoje possui restaurante, lojinhas e, do seu andar superior, pode-se observar a linda Istambul. Imperdível. Faça reserva prévia para o restaurante.


Vista do andar superior da Torre de Gálata

Palácio Dolmabahçe ( Dolmabahçe Sarayi) - Um dos mais lindos palácios da cidade. Foi construído pelo sultão Abdul Mecit em 1856. É muita suntuosidade, própria a época. Escadaria de Cristal, lindos salões, harém e muito mais. Sempre tem um pouco de fila. Aberto entre 9h-16h. Transporte 25E, 40. Ficava  há apenas cinco minutos a pé do nosso hotel (Marriott).



Passear pelo Estreito de Bósforo - O incrível estreito que separa a Europa da Ásia e que liga o mar Negro ao Mar de Mármara. São palácios, pontes, mesquitas e muitas atrações. Imperdivel . Conheça nosso post sobre esse lindo passeio.



ONDE COMER

Restaurante Mihri - Na área central, bem próxima as mesquitas e palácios. Frutos do mar são muito apreciados na região. Pedimos peixe com legumes. Bem concorrido, mas gostamos.



Caffè Il gusto ristorante - Um dos bons restaurantes italianos com bom pratos e vinhos, além de bem movimentado. Fica bem perto de nosso hotel, o Marriott. Pedimos um carpaccio e uma massa. Estava delicioso.

Sirinfirin Bakery - Localizado a caminho da Galata Tower (Beyoglu), essa bakery é uma parada quase que inevitável. Mesinhas na calcada, muitos docinhos e pasteis deliciosos, alem de chá e café. Uma boa pedida .



Comida de Rua - Em Istambul é praticamente impossível não parar na rua para um lanchinho rápido, as street foods. O Simit é o pão mais popular da Turquia. Ele é crocante, em forma de argola e coberto com sementes de sésamo. Degustá-lo com chá é tradicional. O kebab é um espeto com várias fatias de carne. Estão por toda parte na cidade. Vale provar. As frutas secas são bem apreciadas. Damasco e figo, entre outras. Nunca deixe de provar o chá turco (cay), o qual é servido com frequência aos clientes nos estabelecimentos locais. Provei o de maçã e gostei bastante. Castanhas e milho assados não ficam atrás, disponíveis em toda região.



O QUE ACHAMOS

Istanbul impressiona, seja pela rica história como por seus monumentos. Como destino final ou uma parada prolongada, é inevitável não se encantar. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário