UM PASSEIO PELO ESTREITO DE BOSFORO, ISTAMBUL.




Um dos passeios mais cortejados em Istambul, é passear pelo Estreito de Bósforo. Dotado de uma  beleza natural incrível, é de importante valor histórico e geográfico. Ali, muitas batalhas foram travadas entre cristãos e muçulmanos. O Estreito de Bósforo possui aproximadamente 33 km de extensão e liga o Mar Negro, ao norte, ao Mar de Mármara, ao sul. Sua largura varia de 550 metros a 3 km e possui profundidade entre 36 e 124 metros.



Foto de satélite Nasa - Google
A chegada ao Porto de Eminonu é muito agitada, o vai e vem de pessoas é intenso, com muitos vendedores ambulantes.  Todavia, rapidamente nos acomodamos  e ficamos aguardando a partida. O barco era grande, possuia dois pavimentos, sendo a parte superior preferida para os amantes das fotos ou simplesmente, para quem  objetiva admirar a paisagem. Deste local do porto, observa-se uma visão privilegiada da famosa Galata Tower  (Torre Galata) e da Mesquita Nova (século XVII), além da linda Torre de Leandro, um pouco mais atrás. O movimento dos imensos cargueiro assusta, pois parece não obedecer a nenhum sentido de tráfego.

Torre Gálata

O passeio dura aproximadamente duas horas, possui seis paradas e pode ser dividido em baixo, médio  e alto Bósforo. Preferencialmente, deve-se realizá-lo a tarde, visando contemplar o por do sol no local.
Duas pontes foram construídas, sendo a primeira, a Ponte do Bósforo (Bogazici Koprusu) ou Ponte Ataturk, com 1.074 metros e a segunda, 5 km adiante, a Ponte Fatih Sultan Mahmet, que possui 1090 metros. Com a intenção inicial de conquistar Constantinopla, foram construídas duas fortalezas, uma em cada lado. A Fortaleza da Europa (Rumei Hisari), erguida em 1452, por Mehmet. Do lado oposto, a Fortaleza da Ásia (Anadolu Hisari), erguida por Beyazit I. É uma vista privilegiada, principalmente a primeira. Nessa região, em virtude do estreitamento do canal, havia um controle maior sobre as mercadorias bizantinas na antiguidade.
O passeio é recheado de palácios, mesquitas, museus e aldeias de pescadores, entre eles, o Palácio Beylerbeyi, Palácio Kucuhsu, Palácio do Quedava, Palácio Dolmabahce (um dos mais famosos), Museu Asiyan entre os  renomados  e o belo parque Emirgan.
No fim do século XVII, os paxas e os nobres da Istambul Otomana, construíram importantes mansões ao longo do Bósforo,  asYalis. O estilo variava, mas possuíam arquitetura barroca, art nouveau e moderna. Vimos várias ao longo do Bósforo. De encher os olhos!


Palácio Dolmabahce (Séc. XIX)


As Yalis

Istambul foi uma parada estratégica antes de seguirmos para nosso passeio pelo Sudeste Asiático  com  a Transamerica Turismo. O passeio pelo Bósforo, com sua história e beleza é imprescindível para quem viaja a Istambul. Recomendamos.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário