Um dos passeios mais cortejados em Istambul, é passear pelo Estreito de Bósforo. Dotado de uma beleza natural incrível, é de importante valor histórico e geográfico. Ali, muitas batalhas foram travadas entre cristãos e muçulmanos. O Estreito de Bósforo possui aproximadamente 33 km de extensão e liga o Mar Negro, ao norte, ao Mar de Mármara, ao sul. Sua largura varia de 550 metros a 3 km e possui profundidade entre 36 e 124 metros.
Foto de satélite Nasa - Google |
A chegada ao Porto de Eminonu é muito agitada, o vai e vem de pessoas é intenso, com muitos vendedores ambulantes. Todavia, rapidamente nos acomodamos e ficamos aguardando a partida. O barco era grande, possuia dois pavimentos, sendo a parte superior preferida para os amantes das fotos ou simplesmente, para quem objetiva admirar a paisagem. Deste local do porto, observa-se uma visão privilegiada da famosa Galata Tower (Torre Galata) e da Mesquita Nova (século XVII), além da linda Torre de Leandro, um pouco mais atrás. O movimento dos imensos cargueiro assusta, pois parece não obedecer a nenhum sentido de tráfego.
Torre Gálata |
O passeio dura aproximadamente duas horas, possui seis paradas e pode ser dividido em baixo, médio e alto Bósforo. Preferencialmente, deve-se realizá-lo a tarde, visando contemplar o por do sol no local.
Duas pontes foram construídas, sendo a primeira, a Ponte do Bósforo (Bogazici Koprusu) ou Ponte Ataturk, com 1.074 metros e a segunda, 5 km adiante, a Ponte Fatih Sultan Mahmet, que possui 1090 metros. Com a intenção inicial de conquistar Constantinopla, foram construídas duas fortalezas, uma em cada lado. A Fortaleza da Europa (Rumei Hisari), erguida em 1452, por Mehmet. Do lado oposto, a Fortaleza da Ásia (Anadolu Hisari), erguida por Beyazit I. É uma vista privilegiada, principalmente a primeira. Nessa região, em virtude do estreitamento do canal, havia um controle maior sobre as mercadorias bizantinas na antiguidade.
O passeio é recheado de palácios, mesquitas, museus e aldeias de pescadores, entre eles, o Palácio Beylerbeyi, Palácio Kucuhsu, Palácio do Quedava, Palácio Dolmabahce (um dos mais famosos), Museu Asiyan entre os renomados e o belo parque Emirgan.
No fim do século XVII, os paxas e os nobres da Istambul Otomana, construíram importantes mansões ao longo do Bósforo, asYalis. O estilo variava, mas possuíam arquitetura barroca, art nouveau e moderna. Vimos várias ao longo do Bósforo. De encher os olhos!
No fim do século XVII, os paxas e os nobres da Istambul Otomana, construíram importantes mansões ao longo do Bósforo, asYalis. O estilo variava, mas possuíam arquitetura barroca, art nouveau e moderna. Vimos várias ao longo do Bósforo. De encher os olhos!
As Yalis |
Istambul foi uma parada estratégica antes de seguirmos para nosso passeio pelo Sudeste Asiático com a Transamerica Turismo. O passeio pelo Bósforo, com sua história e beleza é imprescindível para quem viaja a Istambul. Recomendamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário