Bhaktapur também é conhecida como Khwopa na língua newari. Foi a capital do Nepal do século XII ao XV. Ate o século VIII, a cidade era murada e cercada de vários portões. A população era de aproximadamente cem mil pessoas, entre artesãos, empresários e camponeses. A maioria dos habitantes era de hindus ou budistas, vivendo em plena harmonia, até os dias atuais.
A arquitetura e a cultura fazem de Bhaktapur a cidade cultural do Nepal. São templos em estilo pagoda e shikhar, vihas (monasterios budistas), lonhah oitis (picos de pedra), estupas, portas, templos de terracota, jarahns (tanques de água), palácios e muitas outras atrações culturais.
A Praça Real de Bhaktapur ( Dubar Square) é Patrimônio da Humanidade, desde 1979. A cidade mostra toda cultura neware. É muito comum encontrar manisfestações culturais em toda cidade. O acesso ao local é pago (U$15,00).
Chegamos a cidade próximo ao horário do almoço e fomos a um restaurante com dois pavimentos , onde fomos contemplados com uma visão privilegiada da Dubar Square e da cidade. As casas são de madeira e tijolos vermelhos, muitas destelhadas e extremamente abaladas pelo terremoto que acometeu o país em 2015.
Entre as várias praças, a Dubar Square é a mais bonita, embora bastante destruída. É a principal da cidade. Aqui encontramos muitas jóias da arquitetura, como a Porta Dourada, a estátua do rei Bhupatindra Malla, posicionada na parte superior de um monólito de pedra, a Galeria de Arte Nacional, o Palácio das 55 janelas (particularmente, achamos lindo), o Templo de Pashupatinath entre outros monumentos. As esculturas em pedra chamam atenção pela riqueza de detalhes, além da beleza incomum.
|
Palácio das 55 Janelas |
|
Porta Dourada |
|
Escadaria de um templo destruído |
Seguimos para a
Praça Taumadhi. A segunda mais importante e, realmente, bastante atraente. O templo de Nyatapola, Bhairabnaty e a Escultura de pedra protetora de terremotos, são as atrações principais. Subimos a escadaria do principal templo. Uma experiência impressionante. Ficamos um tempo contemplando aquela beleza incomum e aproveitando para tirar muitas fotos. Nessa região se faz boas compras, tanto de cerâmicas como de artesanatos e objetos pequenos de metal.
|
Templo de Nyatapola |
A Praça Dattatraya é a parte mais antiga da cidade e é considerada um museu a céu aberto. O Museu de Bronze e o Templo de Bhimsen também estão aqui.
Associamos Índia e Nepal em uma mesma viagem. Reservamos o passeio com a
Europamundo Vacaciones com guia em espanhol. O passeio é, na verdade, um combo dotado de hotel, transfer e guia. Uma empresa organizada e comprometida. A cidade fica a apenas 13 km de Katmandu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário