DICAS DE BOGOTÁ, COLÔMBIA

 


    Depois de um agradável voo pela Latam partindo de São Paulo, chegamos a Bogotá,  capital da Colômbia. Reservamos três dias de permanência na cidade. Brasileiros não precisam de visto para entrar no país, apenas documento de identidade ou passaporte válido. Trocamos a moeda na chegada no Aeroporto Internacional El Dorado. Cambio 1/650 (COP). 

    Usamos sempre o táxi para os deslocamentos, não é caro e é mais prático e confortável. Eles usam taxímetro. Reservamos o ótimo Hotel Sofitel Bogota Victoria Regia, na famosa Zona T, em Chapinero. Próximo a bons restaurantes e áreas comerciais. Iniciamos nosso passeio em Bogotá (1821) visitando o centro histórico da cidade, conhecido como La Candelaria, o centro cultural onde nasceu a cidade, antigamente chamada de Santa Fé de Bogotá. Aqui visitamos igrejas, museus e cafés famosos. Um dia inteiro nessa região é um bom tempo para passear.



    Iniciamos pelo Museo del Oro, o mais famoso da Colômbia, e vale o título. São três andares e mais de 55 mil peças. Um museu riquíssimo em cultura. Reserve pelo menos uma hora aqui. COP 4000 (Adulto estrangeiro). Logo na saída, ao lado direito não deixe de conhecer o La Casona Del Museo, onde além do artesanato local, pode-se comprar esmeraldas e provar um dos melhores cafés do mundo. Uma boa parada. 

    Cruzando a discreta Praca Santander bem em frente ao Museu, chegamos na primeira entre muitas igrejas históricas da regiao, a Iglesia de La Vera Cruz e a Iglesia de San Francisco, esta a mais antiga de Bogota. Foi construída entre 1557 e 1621. O altar principal é do século 17.

 Museu do Ouro


    O sentido da caminhada é em direção a movimentada e fotogênica Plaza de Bolivar, a principal da cidade (entre as ruas 10-11). No centro da praça, uma estátua de bronze de Simon Bolivar (1846). Nos lados estão o Capitólio Nacional (o Congresso), a Catedral Primada (a maior da cidade, primeira missa), a Capela del Sagrario (Barroca, Pinturas de Gregorio Vasquez) e o Palácio de Justica, entre os mais importantes. Os turistas e locais se encontram nessa praça. Muito boa para fotos e visitas. Muitos eventos aconteceram nessa praça, alguns episódios sangrentos como o ataque ao Palácio da Justica pelo movimento guerrilheiro M-19 que resultou na morte de civis além de onze juízes da suprema corte. Inevitável não escutar as historias de Pablo Escobar em Bogotá. 


 Congresso


 Catedral de Bogotá


    No sentido da rua 10 seguimos para conhecer o famoso Teatro Colón (1792). Sua fachada é em estilo italiano e visitas guiadas podem ser realizadas. O que chama muito a atenção nessa região são as ruas estreitas em paralelepípedos e muitos casarões coloniais preservados e coloridos. Uma atração a mais. 

    Bom saber: cuidado com a segurança nessa região! Por vezes nos pegamos a sós em ruas bem desertas, e convém lembrar que Bogotá não é tão segura assim. O Museu Militar fica bem próximo e fomos conhecer. Mostram armas, trajes militares, ações antiterroristas e até helicóptero. A visita é rápida.


 Museu Militar


Casarão Colonial


    Um dos museus mais famosos da Colômbia está localizado nesta região, o Museu Botero. São pinturas, esculturas de Fernando Botero, o artista mais famoso do país, além de obras de convidados especiais, como Pablo Picasso, Dali, Renoir entre outros. Vejam nossa visita clicando aqui.

    Bem próximo está o Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez. O espaço é imenso com livraria, espaço para exposições e um café Juan Valdez. Um bom local para uma parada.




    Saímos do centro histórico e seguimos de táxi para o Cerro de Monserrate (bem perto). O pico de Monserrate com sua igreja branca no topo esta a 3150 metros de altura. A subida no teleférico é bem concorrida e a vista é bem bonita. Se desejar subir os 1500 degraus é uma opção..
    A igreja é um local de peregrinação  graças a estatua do Senor Caido no altar. Aqui tem-se uma vista muito bonita da cidade, além de lanchonetes e restaurantes. Visita imperdível.



    Indicamos dois bons restaurantes que visitamos em Bogotá: o Astrid y Gastón, comida peruana de padrão internacional, e o alegre e singular Andres D.C. um dos locais que mais gostei na cidade. Possui boa comida, boa cervejac(Club Colombia) e música. Um belo retrato da cidade. Lugar para se retornar.


 Andres D.C



 Astrid y Gaston

    Indicamos o Shopping Andino para  compras ou simplesmente passear. Concilie um jantar no Andres D.C e um passeio nesse centro comercial, pois ficam vizinhos.

    Bogotá é uma cidade muito agradável. Vale uma visita e conciliar com Cartagena.

    Até a próxima viagem!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário