OS CAMINHOS DE GANDHI EM NEW DELHI.O QUE VISITAR.



A fundação do Congresso Nacional Indiano, em1885, fez crescer as aspirações nacionalistas dos indianos. Os constantes embates com os ingleses, principalmente depois da morte de mais de 300 manifestantes indianos que lutavam contra a cassação de liberdades civis, fizeram com que todas as castas se revoltassem e se unissem contra a brutalidade dos ingleses. Por volta de 1920, quem assumiu a liderança do movimento nacional foi Mohandas Karamchand Gandhi, advogado de Gujarat que voltara recentemente da África do Sul. Conhecido como Mahatma, ou "grande alma".  Sua proximidade com o povo pobre da Índia e seu belo trabalho comunitário nos vilarejos, tornou o movimento ainda maior. Sua estratégia era lançar uma cruzada moral sem violência (satyagraha). 
A princípio, o movimento de independência foi combatido com crueldade pelos ingleses, mas depois da segunda guerra mundial, sem o mesmo poderio e determinação, termina o domínio britânico e a Índia e o Paquistão nascem como nação. Datava agosto de 1947.
No final do mesmo ano, ocorreu uma guerra entre a Índia (hindu) e o Paquistão (muçulmano) pela posse da Caxemira.
Em nossa visita a Delhi, procuramos conhecer um pouco mais a história de Gandhi. Visitamos três locais que consideramos essenciais para conhecer um pouco a história desse importante pacifista mundial.

Museu Nacional Gandhi - É um local bem simples, pequeno, de muito verde e bastante freqüentado. Conta a trajetória dos 20 anos de luta política de Mahatma contra a ocupação inglesa na Índia , que já durava nove décadas e que lhe rendeu também algumas prisões. No local, estão expostos vestes pessoais, documentos históricos, muitas fotos, condecorações , presentes e local para oração. No final, há uma pequena livraria, com vários livros expostos à venda, dedicados a Mahatma. É tao simples quanto o homenageado. Imperdível.









Gandhi Smriti - Também conhecida como Old Birla House. Aqui o líder pacifista passou seus últimos cento e quarenta e quatro dias até ser assasinado por Nathuram Godre, durante uma caminhada noturna para orações. O asassino acreditava que Gandhi estava defendendo os muçulmanos na guerra contra o Paquistão. Após sua morte, a comoção foi tamanha, que os países deram uma trégua na disputa. O local possui uma  grande  área verde, onde está localizado um pequeno monumento, exatamente no local do assassinato do pacifista. O mesmo é aberto para visitação. Existe ainda um pequeno museu, sala de estudos conjugada, biblioteca, bustos, objetos pessoais, o quarto onde dormia Gandhi e uma pequena loja, onde são vendidos produtos indianos.










Rajghat - É um memorial. O mais poderoso símbolo da nacionalidade indiana, foi o local de cremação do corpo de Gandhi, em 31 de janeiro de 1948. É uma imensa área verde, muito visitada por turistas e locais, um lugar sagrado. Para ter acesso, é necessário deixar os sapatos em local específico, caminhar em silêncio e sentir a energia do local. Uma caminhada contagiante. Fomos até a enorme plataforma de granito preto, onde está escrito  suas últimas palavras, a saber, He Ram! (Oh Deus!). Os tapetes alaranjados, contrastam com o preto do granito. É um belo local e que transmite paz.
Entrada livre, deixa-se  apenas uma contribuição ao deixar os sapatos.








Reserve cerca seis horas para este passeio. É o suficiente. A Índia possui uma história riquíssima. Vale conhecer!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário