A PIETÀ RONDANINI DE MICHELANGELO, MILÃO.

 


Um obra inacabada de Michelângelo em Milão? Assim, não poderíamos deixar de conhecê-la.  A "Pietà Rondanini" é uma escultura em mármore, trabalhada pelo artista por volta de 1550 até seus últimos dias, em 1564. Ele começou a trabalhar nesta obra  aos 78 anos de idade, antes mesmo da "Pietà de Florença", que ele fez, para ser colocada em sua tumba. A obra possui 195cm de altura e tem  uma estética mais gótica do que mesmo renascentista. É uma obra simples, sem muitas riquezas de detalhes, como suas obras anteriores. Pietà significa piedade, em italiano. Representa a Virgem Maria chorando o filho Jesus Cristo, após a descida da cruz, onde foi crucificado.



Existe um grande contraste com a "Pietà de Roma" ( Vaticano ), quando ele fez com apenas 22 anos. Nela, o rosto de Maria representa o amor materno, da conformação e aceitação da morte. Na de Milão, a posição dos corpos em sentido vertical, dá a impressão de um retorno ao ventre ou de um abraço de morte. A posição dos corpos de Maria e Jesus em alturas diferentes, parece sugerir os diversos acontecimentos na vida de Cristo, desde a deposição da cruz até à ressureição. Como a obra ficou inacabada , alguns esboços são observados, como sobrancelha, começo de nariz e um braço esquerdo de Jesus. O braço direito de Cristo ficou desmembrado da obra, depois que parte do mármore foi cortada por Michelângelo, em sua fase final de vida. Em algumas interpretações e olhando através do ângulo posterior, seria o espírito de Cristo, que consola Maria e não o contrário. Depois de sua morte, a escultura passou por diversos donos, até ser adquirido em definitivo pela família Rondanini, em 1774. Só há quatro Pietàs no mundo (Roma, Florença, Milão e Boston).

A obra está localizada no Castelo Sforzesco , em uma sala específica, onde existe apenas essa obra. Neste espaço, está vetado filmagens.Vale conhecer pelo valor artístico e histórico. Estando em Milão, não deixem de conhecer. Nós curtimos demais a visitação.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário