ROTEIRO DE TRÊS DIAS EM SEUL, CORÉIA DO SUL.

Em nosso roteiro pela Ásia, reservamos três dias para Seul ou Seoul, capital da Coréia do Sul. Chegamos voando pela Korean Air vindo de Tokyo. Após pouco mais de duas horas e meia de vôo, chegamos ao Aeroporto Internacional de Seoul, o Incheon. Não precisamos de visto, apenas passaporte válido para uma permanência de até três meses.  Um sistema eletrônico foi introduzido para autorização de viagem desde de 1o de abril de 2022, o K-ETA . Possui validade de dois anos, a contar da data da emissão, sem limite de uso. Como viajamos antes desta data, não utilizamos esse sistema.

O aeroporto fica a trinta minutos da cidade. Como opção de transporte para região central, temos o trem expresso (50 min. Opção mais barata), o ônibus (58 min) e o táxi (muito caro). Optamos pelo ônibus por ocasião das malas, tanto na ida quanto na volta. Bem confortável. Levamos dólar americano para trocar pelo won (1/1330,91). Fizemos o cambio no próprio aeroporto.

Ficamos hospedados no Ibis Ambassador Myeongdong. Um hotel bem funcional, WiFi grátis, bom restaurante (La Table), preço bom e localização excelente, perto do centro de compras da cidade, vários locais de interesse turístico e da Estação de Metrô  Euljiro 1-ga (linha 2). Reservei pelo Booking. No retorno ao aeroporto, o ponto de embarque dos ônibus ficava praticamente na porta do hotel.

Seul é uma grande metrópole, onde o moderno convive em harmonia com seus palácios históricos. Os sul-coreanos são simpáticos e sempre solícitos. Apesar de ter uma rede gigantesca de estações de metrô (266 no total), conhecemos os pontos turísticos mais importantes da cidade caminhando e utilizando o ônibus turístico. Os mais importantes palácios ficam próximos uns dos outros e parecem abraçar a cidade. A localização do hotel facilitou bastante esse deslocamento. Iniciar a caminhada pela moderna Praça Gwanghwamun foi  uma boa pedida. Fica no centro da cidade, perto da prefeitura, da biblioteca pública  e também  do primeiro palácio que visitamos, o Deoksugung. Os Palácios Reais de Seul são seis. Iniciando pelo Gyeongbokgung, Changdeokgung, Deosungung, Changgyeonggung, Gyeonghuigung e Jongmyo Shirine (templo). Visitamos os mais importantes.

Seoul Metropolitan Library

City Hall

Na visita ao Palacio Deoksugung (Deoksu), tem-se opção de um áudio guia (coreano, inglês, japonês e chinês), para uma visita mais completa. O Palácio é conhecido por ser o único da Dinastia Joseon a conciliar a arquitetura coreana com a ocidental. Conta a história, que o príncipe Wonsan (irmão mais velho do Rei Seojong), residia nesse palácio. Após a invasão japonesa, em 1592, onde os palácios reais foram queimados, o rei se mudou para cá. O palácio ficou como residência secúndaria por 270 anos, até 1897 ser ocupado pelo Imperador Gojong- Império Han (1897-1910). Em 1910, com a ocupação japonesa, encerrava a dinastia Joseon, dando inicio ao período colonial. As áreas do palácio foram bastante reduzidas. Passeio imperdível na cidade.

Portão Daehan

Seojojeon

Junghwajeon

Infelizmente, não conseguimos ver a troca de guardas desse palácio, que acontecem diariamente, à exceção das segundas- feiras,  às 11h, 14h e 15:30 h. Metrô linhas 1 ou 2 na estação City Hall, saída 2. Em Seul se caminha muito a pé e, porquanto, repentinamente podemos nos deparar com algum templo maravilhoso na rota.

Caminhando pela famosa Gwanghwamun Square em direção ao Palácio Gyeongbokgung, encontraremos a incrível estátua em bronze do Rei  Sejong, que foi responsável pela invenção do alfabeto hangul coreano e monarca da dinastia Joseon . Governou o país por cinco décadas. A estátua sentada do rei possui 6.2 metros de altura em um pedestal em granito de 4.2 metros. Aqui também encontramos fontes, calçadas com muitas flores, prédios comerciais, embaixadas... Bom local para um break para fotos.

O Palácio Gyeongbokgung, também conhecido como Palácio Gyeongbok, é o maior e mais importante palácio real da Dinastia Joseon.  Foi construído em 1395 pelo primeiro seu primeiro governante, o Rei Taejo. Foi queimado e destruído pelo império japonês,  na Guerra de Imjin. Foi abandonado por três séculos e, em 1867, foi reconstruído e ampliado para 330 edifícios e 5.792 quartos, uma grandiosidade. Em1910, novamente o Império do Japão destruiu quase todos os edifícios, exceto dez. Apenas três dos edifícios do século XIX sobreviveram ao domínio japonês e a Guerra da Coréia.

Seu nome significa "Grandemente Abençoado pelo Céu". Entramos pela porta Gwanghwamun, a entrada principal do complexo de palácios. Aqui assistimos a troca de guardas (às10 h e às14h, diariamente). Evento de muita cor e simbolismo. Vale à pena a visita que, apesar de longa, é gratificante. Não esquecer de pegar um mapa para guiar sua aventura, é dica de ouro.

As montanhas ao redor do palácio são muito bonitas e o tempo ajudou. Dia bem claro e ensolarado. O templo Gyeonghoeru situado em um lago artificial merece uma visita e parada para fotos. Os tons vermelhos e amarelos das folhas deixavam ainda mais bonito o local. Os amplos jardins abrigam o Museu Nacional Folclórico da Coréia e o Museu Nacional do Palácio da Coréia.

Pavilhão Hyangwon

Museu Nacional do Folclore

Um dos passeios mais legais em Seul é a N Seoul Tower, mais conhecida como Seoul Tower. É uma torre de comunicação que está no monte Namsan. É o ponto mis alto da cidade. A torre possui 237 metros de altura. Há quatro plataformas de observação e na quarta existe um restaurante giratório, lojas e dois restaurantes. Do alto, tem-se uma vista muito bonita da cidade e de suas montanhas. Algumas pessoas usam o teleférico para chegar até a montanha. Usamos o ônibus de turismo em uma de suas paradas. Vale conhecer.

O Museu Nacional da Coreia conta com um acervo de 190 mil pecas e é principal museu de arte e história da cidade. É o sexto maior museu do mundo em área construída. Está localizado no Parque da Família Yongsan. Se estiver com pouco tempo (nosso caso), priorize a galeria da Dinastia Joseon (1392-1897). Aqui temos muita área verde, lanchonetes e parques para passear . Muito bonito. Recomendo.

Onde fazer compras e comer

Nossos melhores passeios para compras e comida foram realizados próximos ao nosso Hotel, no bairro de Myeongdong. No restaurante, escolhemos massa com crustáceo e estava excelente. É uma região  comercial, com shoppings e rua para pedestres, com diversas lojas a preços convidativos. Por onde andar,  encontrarão oportunidade para compras e de todo preço.

O Mercado Namdaemun é o mais antigo da Coréia do Sul, inaugurado em 1414. Um agito de pessoas e muita comida em suas barracas. Vale provar comidas exóticas. O Kimchi, seja como acompanhamento ou prato principal, é o prato mais consumido de Seul. É uma conserva feita com acelga, gengibre e pimenta. O bibimbap é um mexido de arroz, carne e legumes. Esse eu provei e gostei. Para acompanhar, deixo como sugestão o "pepero",  que nada mais é do que um biscoito no formato de palito, geralmente coberto com chocolate.

Seul é uma grande capital, muito moderna e com muita cultura. Gostamos bastante e indicamos pelo menos três dias.