VISITANDO A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO EM LISBOA.



A Igreja de Santo Antônio em Lisboa deve fazer parte de seu roteiro turístico e cultural. O local é considerado a casa do santo pois aqui ele nasceu em 1145. Lisboa era uma cidade cristã e em sua catedral foi batizado Fernando Martins de Bulhões, filho de D Teresa Tavera e Martinho de Bulhoes. Fernando frequentou a escola da Sé até os 15 anos e aos 20 iniciou seus estudos teológicos . Lia muito e logo se tornou pregador. Já ordenado padre, resolve mudar sua ordem religiosa e também passa a usar os hábitos franciscanos.Seus dotes oratórios eram conhecidos e na atual Itália , por orientação de São Francisco, foi ser mestre em Teologia em Bolonha, Montpelier e Toulouse . 

Com a morte de São Francisco em 1226, se muda para Pádua, onde inicia seus sermões dominicais. Sua fama cresceu muito a ponto de reunir de uma só vez mais de 30 mil pessoas para ouvir suas palavras. E a fama de que faz milagres começou. A maioria dos milagres diziam respeito a saúde , desde paralisias ate cura de surdez. O primeiro milagre relatado diz que quando estava  estudando,  foi tentado pelo demônio, que foi repelido com o sinal da cruz, que ficou gravado na parede.

Nas biografias dos santos (Hagiografias), existem dois relatos que justificam a fama de Santo Antonio como casamenteiro. O primeiro diz que ele defendia o casamento por amor e não por arranjamento familiar. A segunda historia, com jeito de lenda, diz que Santo Antônio desviou doações destinadas a igreja, para ajudar uma jovem conseguir dinheiro para o dote de seu casamento.

Na imagem de Santo Antonio o hábito representa a Ordem Franciscana e sua cor marrom simboliza a certeza de sua fé em Jesus Cristo e sua morte para a vida mundana.

Faleceu em 13 de junho de 1231 em Padua.Depois foi canonizado em 1232, quando não havia nem um ano de sua morte. Caso único na Igreja Católica. Recebeu o titulo de Doutor da Igreja em 1946 pelo Papa Pio XII. 

A Cripta da Igreja de Santo Antônio foi o que restou da Igreja original de 1195, que foi destruída pelo terremoto de 1755. O templo atual foi construído em 1767.O painel de azulejos na cripta , marca a visita do Papa Joao Paulo II em 1982. O estilo da Igreja é barroco e pombalino e dizem que a obra foi financiada pela doações colhidas pelas crianças da cidade que pediam um" tostãozinho para o Santo Antônio". Até os dias atuais existem moedas no piso da capela .





Ao lado da Igreja existe um pequeno museu onde são encontrados pinturas, objetos , esculturas e manuscritos relacionados a Santo Antônio. A visita custa 3 euros e é gratuita aos domingos até as 14 horas.









Um visita a Sé Catedral de Lisboa é imperdivel e fica ao lado da Igreja. Lá podemos ver a pia batismal onde o Santo Antônio foi batizado.







Como chegar: Largo de Santo Antônio da Sé , 1100-401, Lisboa.
Elétrico 12 ou 28. Aberto de Segunda a sexta 8 h as 19 h, sábado e domingo 8 h as 20 h.

Todas as fotos foram de autorias da amiga Roberta Lins, uma apaixonada por viagens e cultura.



















Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário