PASSEANDO EM MADRID, ESPANHA. O QUE ACHAMOS.

 

Uma das melhores cidades do mundo para passear. Já havia estado na capital espanhola, mas sempre muito corrido, o que não combina em nada com essa cidade. Fazer um roteiro só em Madri e arredores  é um grande programa.

Chegamos pelo Aeroporto de Barajas (MAD), após uma breve conexão em Lisboa. O aeroporto é imenso e possui quatro terminais.Viajamos em abril de 2022. Não tivemos problemas com imigração, mas como as regras sempre mudavam devido a pandemia à época que fomos, é sempre bom conferir toda a documentação para entrar no território espanhol. Em 21 de outubro de 2022, a Espanha deixou de fazer o controle sanitário em seus portos e aeroportos, não mais exigindo comprovação relacionada a pandemia.




A distância do aeroporto para o centro de Madri é de apenas 13 km. Existem varias formas de se chegar ao centro da cidade. Optamos por taxi na chegada e voltamos de uber, que lá funciona muito bem. Estávamos em dois, com duas malas grandes.

Ficamos hospedados no hotel Pestana CR7 Gran Via Madrid. Em minha opinião, excelente! A Gran Via e arredores são bons locais para se hospedar na capital espanhola. Perto das atrações turísticas mais conhecidas e de inúmeras lojas e restaurantes descolados. Tudo realizado a pé mesmo. Quando necessário, o metrô funciona muito bem (das 6h a 1h30). Utilizamos bem pouco.






Por onde passear:

Madri divide-se nas partes histórica e  a mais moderna. A primeira é a mais procurada e a segunda, a que vale também conhecer.

Google


Saímos do nosso hotel, que também é uma atração na cidade e fomos caminhar  pela Gran Via ( Metrô Gran Via, Plaza de Espana, Callao e Santo Domingo). Inaugurada em 1910, ali o moderno se mistura com o antigo. Prédios com arquitetura belíssima, cafés, bancos que são verdadeiros monumentos para parar e contemplar. Temos como destaque o Edifício La Estrella e o famoso Cinema Capitol. Inúmeras lojas com preços acessíveis, artistas de rua demonstrando a dança flamenca ou, se preferir, ficar simplesmente parado observando o movimento da rua. Ali tem-se de tudo um pouco. Valle conhecer a Calle Fuencarral. Ela começa na Gran Via e vai ate o bairro de Chamberi. É uma rua comercial bem movimentada  de pedestres, boas lojas e com prédios  de bonita arquitetura. Bons restaurantes se encontram aqui. Anota ai.







Descendo a Gran Via, chegamos à incrível Plaza de Cibeles. Está na interseção das Calle de Alcalá, Paseo de Recoletos e o Paseo de Prado. É a praça mais famosa e importante de Madri. A fonte foi desenhada pelo arquiteto Ventura Rodriguez, em 1782. A fonte representa a deusa Cibeles, sobre uma carroça puxada por leões. As grandes conquistas são comemoradas aqui, principalmente do time local, o Real Madrid. O Palácio de Cibeles  foi inaugurado em 1919 e  funcionou como sede dos Correios e foi reformado para abrigar a Prefeitura e um centro cultural. Parada obrigatória para fotos.




Seguindo pela Calle de Alcale (375m), chegaremos ao lindíssimo e importante Puerta de Alcalá. Esculpido em granito, é constituído em duas portas retangulares, que ladeiam três arcos. Construído a mando de Carlos III, em 1778, para servir como porta de entrada da cidade. Está na Plaza de La Independência, bem na entrada do Parque Del Retiro, o mais bonito de Madrid.




O maior parque da cidade é uma visita imperdível, e se estiver com dia de sol, ainda melhor. No passado o Parque del Retiro fez parte do palácio real de FilipeIV. Possui um lago muito bonito de onde pode-se alugar barcos para passeio. Em um dos lados ergue-se uma coluna em meia- lua com a estatua equestre do rei Afonso XII. Em seu lado sul está os belos palácios de Velazquez, em estilo neoclássico e o Palácio de Cristal, ambos erguidos em 1887 por Velazquez Bosco para sediar exposições . Um local de grande beleza. Aqui tem uma boa estrutura para descansar do passeio ou realizar algum lanche .








Saindo do parque , siga me direção a linda Plaza de Nepturno e ao seu lado direito você encontrará um dos mais famosos museus de Madri: o MuseuThyssen-Bornemisza . Aqui encontramos obras de Ticiano, Goya e Van Gogh. Juntamente com o Centro de Arte Rainha Sofia ( a tela Guarnica está aqui) e o Museu do Prado, formam os melhores museus da cidade.






Siga a pé ao Museo del Prado, o maior e mais famoso . Aqui encontramos a maior coleção de artes espanhola, principalmente Velazquez e Goya, mas possui artes de outros locais também, como quadros flamengos e italianos. O edifício é muito bonito, em estilo neoclássico e foi projetado em 1785 por Juan de Villanueva sob ordens de Carlos III. Uma pena que não podemos fazer fotos do interior das salas(normal). Prepare-se para enfrentar uma pequena fila se não fez a reserva previa.




Em frente ao  museu do Prado encontra-se um dos pontos importantes dos ônibus turístico (hop-on hop - off). Ótimo ponto para se iniciar o passeio ou trocar de ônibus e ir conhecer a parte moderna da cidade. Ficamos com a segunda opção. Conheça nosso passeio clicando aqui. Importante passear nos ônibus turísticos depois que realizar os passeios a pé, logo, se faz apenas um complemento dos locais distantes ou que ainda não conheceu.
Em 1561, Felipe II escolheu Madri para sua capital, antes era apenas uma pequena cidade de Castela. No século XVII a cidade ganhou a Plaza Mayor e a Puerta del Sol.
A Puerta del Sol é um lugar imperdível na cidade (metrô Sol). Aqui havia um castelo e um portal que marcava a entrada leste da cidade. A estatua de Carlos III (que reinou entre 1759 e 1788) esta no centro da praça. A casa dos correios com seus tijolos vermelhos de 1760 é uma de suas atrações. Hoje deu lugar ao Ministério do Interior. Fora do edifício esta o marco zero da cidade, ponto inicial de todas as rodovias da espanha, bem curioso.
O simbolo de Madrid esta aqui também: o Urso de Bronze (Estatua del Oso Y El Madrono). A ursa ergue-se sobre as patas traseiras para mostrar o dominio da Igreja sobre as terras e apoia-se na arvore que representa a madeira e a caça. Bem em frente existe uma bela loja da Apple.Vai resistir?
 Muitos barzinhos legais estão nessa região. Não estranhem o barulho... fiquem em pé no balção e peçam sua opcção.Uma verdadeira experiencia madrilenha com certeza.






Um dos locais a seguir é a Plaza Mayor . Um local encantador para se passear com um bom tempo disponível . Essa bela praça do séculoXVII, já foi centro de execuções , touradas, e hoje abriga restaurantes e cafés chiques . A fachada da Casa de La Panaderia com suas pinturas são atrações que merecem uma foto. A estatua equestre do rei Filipe III esta no centro da praça . 



O Mercado de San Miguel fica bem ao lado da Plaza Mayor. Um local para parar e comer as delicias de Madrid. Tapas, bebidas,queijos, vinhos,paella...Sua arquitetura belíssima , foi inspirada em outro mercados como o Las Halles em Paris. O ferro e o vidro predominam.





O Templo de Debod é um templo egípcio do século II a.C e fica localizado no Parque do Quartel de montanha. Foi doado pelo governo para evitar que fosse inundado após a construção da barragem de Assuão. O templo iluminado a noite fica ainda mais bonito. Vale fazer uma visita ao seu interior. A uma curta caminhada chega-se ao Palácio Real, um dos locais mais visitados da cidade. 




O Palácio Real foi construido pelo rei Filipe V. Serviu de moradia para a família real até a abdicação do rei Afonso XIII em 1931, e hoje é usado pelo rei apenas em cerimonias oficiais. Ele é o maior palácio em área construída da Europa e foi construído com blocos de concreto para evitar incêndios. Sempre bom comprar seus ingressos antes. A fila de acesso é  bem menor. Subir a escadaria real é encantador. Construída em  mármore e ladeada por leões de granito mostram a grandiosidade do ambiente. No topo da escada, no alto, a abóbada onde esta a composição "O triunfo da religião e da igreja". Como destaque temos ainda a Sala de Porcelana, a Sala Gasparini, a Sala de Jantar e a Sala do Trono. Vale o passeio. E no final, comprar alguma lembrancinha , obviamente . Na saída observe os lindos  arcos localizados a direita em sua parte externa. Aqui também tem troca de guardas. Clica aqui para saber.









A parte moderna da cidade é muito bonita. Realizamos a visita quando utilizamos o onibus turistico. Destaque para a visita ao Estadio do Real Madrid e passear a pé pelo bairro Salamanca , local de grandes lojas e otimos restaurantes.






Reservem pelo menos cinco dias aqui, incluindo um dia extra para conhecer suas cidades medievais, bem proximos. Madrid vale cada minuto. Coloquem na agenda.






















































  



































Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário