VISITANDO A CIDADE FANTASMA DE FATEHPUR SIKRI, ÍNDIA.



No caminho entre Jaipur e Agra, está a incrível Fatehpur Sikri, hoje uma cidade fantasma. Fundada pelo grande imperador Akbar entre 1571 e 1585, em homenagem a Salim Chishti, famoso Santo Sufi, foi capital mogul por apenas catorze anos. Como não havia herdeiros para o trono, Akbar foi procurar ajuda de Salim, que morava na vila  Sikri. Como a profecia se realizou e nasceu seu primeiro herdeiro, o imperador mandou construir a cidade. Seu estado de conservação impressiona. É um grande exemplo de cidade murada. Possui áreas públicas, privadas e sua arquitetura mistura estilos hindu e islâmico. Quase todas as edificações são em arenito vermelho, o preferido de Akbar.
Akbar foi o terceiro imperador mogul na Índia. Foi o mais brilhante dos imperadores. Assumiu o controle aos treze anos e tinha espírito muito empreendedor, deixando um grande legado para Índia. Reinou de 1556 a 1605.
Alguns locais são destaques na cidade. Começamos nossa visita pelo prédio para audiência e debates, o Diwan-i-Khas. O mesmo é suntuoso e seu pilar central bem decorado é destaque. O tesouro ou Ankn Michauli. Localizado um pouco atrás e lateral. Era o local onde guardavam ouro, prata e moedas  do imperador.
Diwan-i-Khas - Prédio para audiências e debates. Ao fundo, o Ankh Michauli ou tesouro.


Pilar central decorado

Detalhe das janelas

O tesouro possuía três salões guardados por animais esculpidos em pedra.




O Panch Mahal e  o  Pátio Pachisi.

O prédio de cinco andares e aberto era o Panch Mahal ou casa dos ventos. Aqui ficavam as rainhas e suas criadas para tomar a brisa do final da tarde. O imperador possuía três esposas. Em frente ficava o grande Pátio Pachisi, espaço central que lembra o tabuleiro de pachisi, um jogo tradicional que lembra o nosso ludo.


Vista frontal do Khwabgah - A casa do imperador. Em frente,o Anoop Talao.
O dormitório do imperador ou Khwabgah impressiona. Com uma grande área e de decoração suntuosa, a cama do imperador é no mínimo curiosa. De pedra e localizada em um nível mais elevado em relação ao solo e com um sistema de ventilação bem avançado. O espaço era conhecido como "Câmara dos Sonhos". Em frente ficava o Anoop Talao, um tanque onde o famoso músico Tansen cantava. Diz a lenda que ele conseguia acender lamparinas de óleo com seu canto.

Vista a partir do Khwabgah


Aposentos



Vista frontal e a direita, a Casa da Sultana Turca e a esquerda a Abdar Khana

A Casa da Sultana Turca foi erguida por uma das esposas de Akbar, mas sua identidade é desconhecida. Possui paredes com muitos detalhes e é bem diferente das casas restantes. É coberta por um teto de pedras que parecem telhas de barro.




Detalhes da parede 
O complexo real de Fatehpur Siri que ainda inclui o Haram Sara, ou complexo do harém,  é separado do complexo sagrado anexo, que contém a mesquita Jami Masjid, o túmulo de Salim Chishti e o Buland Darwaza. Infelizmente não pudemos entrar nesta área do complexo. O túmulo de Salim é muito frequentado por mulheres que desejam engravidar.

O Palácio Joadha Bai possui um amplo pátio interno cercado por pavilhões decorados e com telhado azul vitrificados. Bem bonito.



A cidade foi declarada patrimônio da Unesco em 1986. Em 1585 a cidade foi abandonada e um dos argumentos foi a dificuldade de encontrar água no local.

Serviço - Distante 37 km de Agra, na 64 Taj Rd. Aberto diariamente (9h as 17 h). Viajamos com a Special Tours no circuito triângulo dourado. Um belo passeio. Detalhes sobre turismo na Índia clique aqui.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário