VISITANDO BHAKTAPUR, A CIDADE CULTURAL DO NEPAL.



Bhaktapur também é conhecida como Khwopa na língua newari. Foi a capital do Nepal do século XII ao XV. Ate o século VIII, a cidade era murada e cercada de vários portões. A população era de aproximadamente cem mil pessoas, entre artesãos, empresários e camponeses. A maioria dos habitantes era de hindus ou budistas, vivendo em plena harmonia, até os dias atuais.
A arquitetura e a cultura fazem de Bhaktapur a cidade cultural do Nepal. São templos em estilo pagoda e shikhar, vihas (monasterios budistas), lonhah oitis (picos de pedra), estupas, portas, templos de terracota, jarahns (tanques de água), palácios  e muitas outras atrações culturais. A Praça Real de Bhaktapur ( Dubar Square) é Patrimônio da Humanidade, desde 1979. A cidade mostra toda cultura neware. É muito comum encontrar manisfestações culturais em toda cidade. O acesso ao local é pago (U$15,00).


Chegamos a cidade próximo ao horário do almoço e fomos a um restaurante com dois pavimentos , onde fomos contemplados com uma visão privilegiada da Dubar Square e da cidade. As casas são de madeira e tijolos vermelhos, muitas destelhadas e extremamente abaladas pelo terremoto que acometeu o país em 2015. 
Entre as várias praças, a Dubar Square é a mais bonita, embora bastante destruída. É a principal da cidade. Aqui encontramos muitas jóias da arquitetura, como a Porta Dourada, a estátua do rei Bhupatindra Malla,  posicionada na parte superior de um monólito de pedra, a Galeria de Arte Nacional, o Palácio das 55 janelas (particularmente, achamos lindo), o Templo de Pashupatinath entre outros monumentos. As esculturas em pedra chamam atenção pela riqueza de detalhes, além da beleza incomum.




Palácio das 55 Janelas

Porta Dourada

Escadaria de um templo destruído



Seguimos para a Praça Taumadhi. A segunda mais importante e, realmente, bastante atraente. O templo de Nyatapola, Bhairabnaty e a Escultura de pedra protetora de terremotos, são as atrações principais. Subimos a escadaria do principal templo. Uma experiência impressionante. Ficamos um tempo contemplando aquela beleza incomum e aproveitando para tirar muitas fotos. Nessa região se faz boas compras, tanto de cerâmicas como de artesanatos e objetos pequenos de metal.



Templo de Nyatapola



A Praça Dattatraya é a parte mais antiga da cidade e é considerada um museu a céu aberto. O Museu de Bronze e o Templo de Bhimsen também estão aqui.



Associamos Índia e Nepal em uma mesma viagem. Reservamos o passeio com a Europamundo Vacaciones com guia em espanhol. O passeio é, na verdade, um combo dotado de hotel, transfer e guia. Uma empresa organizada e comprometida. A cidade fica a apenas 13 km de Katmandu.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário